Quantcast
Channel: Combate ao Câncer - Informação é o melhor remédio para a prevenção » Maranhão
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Pacientes com câncer contam com apenas dois aparelhos no Tocantins

$
0
0

O tratamento de radioterapia só é possível em hospital de Araguaína.
Pacientes do Tocantins, do Pará e do Maranhão dependem dos aparelhos.

Unacon, em Araguaína, único local que possui aparelho de radioterapia no Tocantins (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)
Unacon, em Araguaína, único local que possui
aparelho de radioterapia no Tocantins
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)

Dos 139 municípios do Tocantins, somente Araguaína possui aparelho de radioterapia para tratamento do câncer. No hospital regional da cidade, pacientes das cidades tocantinenses e dos municípios do sudeste do Pará e do sul do Maranhão dependem do aparelho.

O serralheiro Benedito da Silva, que acompanha a esposa Clementina para fazer o tratamento, diz que está cansado da viagem de Palmas à Araguaína, o que corresponde a uma distância de 384 km. Por isso, ele encaminhou ao Ministério Público Estadual um abaixo-assinado solicitando a compra de um aparelho para a capital. Benedito conseguiu duas mil assinaturas para a reivindicação. “Queremos que os nossos governantes coloquem uma máquina em Palmas”, desafa.

Clementina mora em Palmas e tem que ir a Araguaína fazer tratamento contra o câncer (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)
Clementina mora em Palmas e tem que ir a
Araguaína fazer tratamento contra o câncer
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)

Clementina, que tem um câncer de esôfago e só alimenta por sonda, diz que o tratamento fica mais difícil com a distância. “Só em vir para cá, ficar longe de casa, longe do meu pessoal, porque aqui está só nós, ninguém pode largar tudo lá pra ficar comigo também.”

Em uma casa de apoio da cidade, atualmente 66 pessoas fazem o tratamento contra o câncer. Além do fluxo de pacientes ser grande, o aparelho quebra constantemente. “Quando a gente para o tratamento fica prolongado de um dia para o outro e quem tem nódulos pode aumentar o [tempo do] tratamento. Pode perder o efeito de uma radioterapia para outra”, diz a paciente Dilza Rodrigues.

Dilza diz que quando aparelho estraga o tratamento feito em Araguaína fica comprometido (Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)
Dilza diz que quando aparelho estraga o tratamento
feito em Araguaína fica comprometido
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera TO)

Em nota, a Secretária Estadual da Saúde (Sesau) diz que existe um projeto para que o procedimento comece a ser feito também em Palmas e que deve ser prestado após a ampliação do Hospital Geral Público de Palmas, que ainda não tem data definida para ser concluída.

Sobre o Serviço de Radioterapia em Araguaína, a Sesau informa que possui dois equipamentos para o tratamento de pacientes com câncer. Um dos equipamentos é o acelerador linear que faz a radioterapia interna e atende uma média de 90 pacientes por dia. O outro equipamento existente é conhecido como HBR para o tratamento chamado de braquiterapia (utilizada normalmente nos casos de câncer do colo do útero, da próstata, da mama e da pele). Esse último tem uma média de seis atendimentos diários.

Fonte: Portal G1

O post Pacientes com câncer contam com apenas dois aparelhos no Tocantins apareceu primeiro em Combate ao Câncer - Informação é o melhor remédio para a prevenção.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images

Trending Articles





Latest Images